Este fim de semana, a Companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo recebeu o Agrupamento de Escuteiros de Serreleis ao abrigo da iniciativa “Bombeiros por um dia”.

Nos dois dias, os escuteiros participaram em atividades que incluíram o Conhecimento da História e Missões da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e o Conhecimento da atividade diária dos bombeiros.

Os escuteiros tiveram ainda oportunidade de ter uma aprendizagem básica de combate a incêndios, aprenderam a fazer pedidos de socorro para o número 112 e manobras básicas de reanimação, participando ainda na montagem de equipamentos de salvamento em altura.

A Companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foi fundada a 22 de março de 1780. É o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

A corporação tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.