As herdeiras de José Manuel Dias entregaram ao Município vários equipamentos do espólio daquele fotógrafo vianense. O material fica à custódia do arquivo Municipal.

Equipamento fotográfico e de laboratório, negativos monocromáticos (preto/branco – em celulose), negativos cromogéneos (cor – em celulose), negativos monocromáticos (preto/branco – em vidro) foram alguns dos elementos entregues, assim como provas em papel monocromáticas (preto/branco), provas em papel cromogéneas (cor), diapositivos, cd’s, cassetes revistas especializadas e temáticas do espólio da Casa de Fotografia José Manuel Dias.

Segundo nota da autarquia o espólio ficará sob custódia do Arquivo Municipal de Viana do Castelo, passando assim a integrar o património do Município. Do equipamento agora entregue fazem parte diversos equipamentos fotográficos e de laboratório, 33.647 negativos monocromáticos em celulose e quatro negativos monocromáticos em vidro. Foram ainda entregues 59.727 negativos cromogéneos em celulose e vários exemplares temáticos da Casa de Fotografia, com temas diversos como Festas e Romarias, Estaleiros, Maquetes, entre muito mais.

Foram ainda entregues 3.446 provas em papel cromogéneas, 1.877 diapositivos, 44 cd’s, duas cassetes e 40 revistas. O espólio inclui ainda 367 provas em papel monocromáticas.