Câmara contrai empréstimo para nova zona industrial

O executivo Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de Câmara, por maioria, o projeto da nova zona industrial de Alvarães Norte, e a contração de um empréstimo de 2,5 milhões de euros para a compra de 24,5 hectares de terrenos.

O vereador com os pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico e Coesão Territorial, Luís Nobre, explicou que o espaço de 24,5 hectares foi avaliado em 3,7 milhões de euros e está situado no limite entre as freguesias de Vila Nova de Anha, Chafé e Alvarães.

“Está próximo de eixos rodoviários como a autoestrada 28 (A28), a Estrada Nacional (EN), a futura via do Vale do Neiva, mas essencialmente, por estar no ponto de conexão e início dos novos acessos ao porto de mar, posição privilegiada quer ao porto de mar, quer ao ‘interface’ de Darque”, salientou o vereador.

A maioria PS aprovou, com a abstenção da CDU e do PSD, a Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a aquisição dos terrenos necessários à infraestrutura e a contração do empréstimo.

“São 245 mil metros quadrados que não são nossos e é preciso adquirir. As 38 parcelas foram avaliadas para se iniciar o procedimento da DUP, em 3,7 milhões de euros. É um valor significativo a que acresce o valor das infraestruturas, mas que se justifica, atendendo à urgência e à necessidade de um espaço com dimensão para responder às solicitações”, informou Luís Nobre.

Já o projeto da Zona Industrial Alvarães Norte foi aprovado, com a abstenção do PSD. Na declaração de voto, Paula Veiga refere que era “fundamental existir um estudo de impacto ambiental, bem como uma auscultação pública relativamente ao assunto, com o envolvimento das populações diretamente abrangidas nas decisões, através de reuniões, plenários e mecanismos em que as pessoas possam ser ouvidas e possam omitir a sua opinião acerca do projeto”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.