25 mil luvas e 18 mil máscaras foram entregues aos profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s). O Município disponibilizou também 250 testes de despiste à Covid-19 e 200 batas às IPSS´s locais.

A realização destes testes foi executada em estreita colaboração com a autoridade de saúde pública concelhia e de acordo com os critérios definidos pela mesma. Estes testes realizados pelo Município complementam a realização de outros efetuados pelas autoridades de saúde concelhias e distritais, sendo que a autarquia continua disponível para a realização de mais testes, desde que sejam solicitados pela autoridade de saúde e para apoiar as instituições do concelho.

A autarquia forneceu ainda equipamento de proteção individual aos profissionais de saúde. Assim, para o Hospital Distrital seguiram mil máscaras P2 e para a Cruz Vermelha de Viana do Castelo e para os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo 500 máscaras P2.

Desde 02 de abril que está disponível o Hospital de Retaguarda que foi montado no Centro Cultural de Viana do Castelo, unidade que conta com 121 camas, mas poderá ir até às 200, com alas feminina e masculina.

Neste momento, o espaço dispõe de cem camas e enfermaria, 21 quartos individuais, sala de tratamentos, sala de convívio e refeições, unidade de gabinete médico, balneários masculinos e femininos, unidade de armazenamento de equipamento para sujos e limpos, dois acessos diferenciados de entradas e saídas e oitenta cacifos individuais. O layout do hospital de retaguarda foi projetado de acordo com orientações da ULSAM e das autoridades de saúde pública.