A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu dois encontros setoriais turísticos para profissionais do setor, de participação gratuita, no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo. O presidente da Câmara, Luís Nobre, marcou presença no segundo ‘meetup’, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo uma iniciativa do Município e dos parceiros da Rede Municipal, na qual o autarca destacou a importância do envolvimento de todos na construção de um destino de qualidade, salientando o cuidado no detalhe e no pormenor que a oferta turística deve ter como fatores de diferenciação. 

Na parte inicial da sessão foi apresentado um resumo dos principais comentários dos turistas nas plataformas digitais, fruto do estudo de mais de 90 mil reviews, que serviu de diagnóstico sobre os aspetos mais valorizados pelos turistas, e os que devem ser melhorados. 

Seguiu-se uma apresentação do novo perfil do turista, neste período pós-pandemia, que destacou as palavras de ordem que estão na base da sua escolha – a segurança e a sustentabilidade dos territórios. Segundo os dados revelados, a digitalização da informação assume um papel determinante para a procura, bem como o contacto com a natureza e o elevado grau de autenticidade dos produtos e serviços. 

Durante o painel da manhã, foi também apresentado o resultado do questionário que a autarquia dirigiu a mais de dois mil operadores turísticos, nacionais e espanhóis, com intuito de aferir o grau de atratividade e notoriedade de Viana do castelo enquanto destino turístico. As principais conclusões sobre as dificuldades de venda do destino, por parte dos operadores, foram a necessidade de haver maior investimento na promoção turística e sobretudo maior articulação da oferta.

Estimular o conhecimento entre as diversas empresas e promover a articulação da oferta, numa lógica de cross selling, foi o objetivo dos exercícios que os profissionais do setor foram convidados a fazer, dos quais resultou um compromisso coletivo em implementar 35 mudanças nos seus negócios, já a partir de 2022, e em estabelecer novas parcerias internas, num total de 82 novos contactos, propostos pelo grupo de trabalho presente neste meetup.

O encontro terminou com a intervenção da diretora coordenadora do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, responsável pela promoção nacional e internacional, e apoio à internacionalização das empresas turísticas nacionais, que deixou várias recomendações aos empresários vianenses, salientando a importância do trabalho em rede e da preservação da autenticidade do território.

A fechar o meetup, que envolveu cerca de trinta empresas turísticas, houve ainda uma apresentação por parte da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte, que reforçou o seu papel enquanto parceiro estratégico no apoio ao investimento e na promoção turística, divulgando as oportunidades das empresas vianenses, para 2022, em termos de feiras e de outras iniciativas promocionais.   

No encerramento foram divulgadas as próximas iniciativas que irão realizar-se no próximo ano no âmbito do selo Destino de Qualidade, como a segunda edição do plano de capacitação gratuito, novos meetups e fam trips com operadores turísticos.   

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.