As comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril arrancaram ontem com uma tertúlia através da plataforma Zoom, coincidindo com o Dia Mundial da Arte. O concerto “Um Dia de Abril”, transmitido online e com a participação de cantores e músicos do concelho de Caminha marcará o dia 25, mas até lá serão promovidas várias iniciativas, algumas ligadas ao livro e às nossas memórias, assim como exposições, entre outras.

Hoje, 16 de abril, pelas 10h, vamos falar da “Voz” em sentido alargado, até porque se assinala também o Dia Mundial da Voz. É mais um encontro com testemunhos sobre a importância da voz na sociedade, no âmbito social, cultural, ensino, saúde, religioso, etc. A organização é da Academia Sénior de Caminha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

No dia 22, pelas 17h, será dada “voz” à Imprensa, com a abertura da exposição “A Imprensa Clandestina e do Exílio no período 1926-1974”. A apresentação e visita à exposição serão da responsabilidade do professor José Manuel Lopes Cordeiro e o local é a Biblioteca Municipal de Caminha.

Esta exposição é composta por painéis que reproduzem textos de análise crítica e documentos relativos a este assunto.

No dia seguinte, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, pelas 15h00, haverá uma sessão do Clube de Leitura Online da RIBAM, com a participação das 10 bibliotecas municipais do Alto Minho e a presença de Isabel Pires de Lima, como convidada. A organização é das bibliotecas de Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, com o apoio da DGLAB.

E porque as bibliotecas são locais livres, abertos a todos e de acesso e utilização gratuita no próximo dia 23 de abril vamos convidar as nossas comunidades a visitar (presencialmente ou online) as nossas bibliotecas e a ficar a conhecer os espaços, os serviços e as colecções. Faremos, tal como é habitual, a oferta de uma rosa aos leitores que visitarem a Biblioteca Municipal.

Ainda no dia 23 de abril, pelas 18h00, teremos mais uma exposição: “Tempo depois do Tempo”, de Alfredo Cunha, no Museu Municipal de Caminha.

O livro volta a ser protagonista no dia 24 de abril, sábado. Pelas 17h, decorrerá o lançamento do livro de José António Barreto Nunes: “José António Guerreiro – O Liberal de Lanhelas (1789-1834)”. Serão palestrantes, José António Barreto Nunes, José Viriato Capela e o Presidente da Câmara, Miguel Alves, numa iniciativa com a moderação da Presidente da Junta, Josefina Covinha.

O local será a Casa do Povo de Lanhelas. A organização é da Junta de Freguesia de Lanhelas, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e Casa Museu de Monção/Universidade do Minho. Esta apresentação será, também, transmitida online.
Finalmente no dia 25 de abril, domingo, as comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril são retomadas pelas 11h, com a cerimónia protocolar da Assembleia Municipal de Caminha. Será no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Esta cerimónia será transmitida online.

Às 18h, o concerto “Um Dia de Abril”, online, com cantores e músicos do concelho de Caminha, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, encerra as comemorações.