O dia 24 de julho é um dia histórico para o concelho, celebra-se o Dia da Outorga do Foral a Caminha, concedido pelo Rei D. Dinis em 1284. Para assinalar a efeméride, o Município vai promover a iniciativa Caminha Medieval com a realização da conferência “Caminho de Santiago” e do concerto de música medieval com o grupo Sons da Suévia. Caminha Medieval integra o Programa Cultural Verão 2021, um programa arrojado, adaptado às imposições da DGS, que pretende resgatar a cultura para o nosso concelho e mostrar que o Concelho de Caminha é um Destino de Confiança. A conferência e o concerto são gratuitos. A conferência carece de inscrição e os bilhetes estarão disponíveis nos Postos de Turismo do Concelho de Caminha, podendo ser levantados a partir segunda-feira (dia 19 de julho).

O Dia da Outorga do Foral a Caminha vai ser assinalado com a conferência “Caminhos de Santiago” com as comunicações “O Caminho Português da Costa na Idade Moderna: Rotas, protagonistas e evidências no concelho de Caminha”, por Aurora Rego e “O Caminho: a experiência física e emocional num território”, por Álvaro Campelo. A conferência terá lugar pelas 17h, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. Como referimos, a conferência é gratuita, mas carece de inscrição. Os lugares são limitados. Os interessados deverão efetuar a respetiva inscrição através do email cultura@cm-caminha.pt.

A noite será preenchida com o concerto de música medieval pelo grupo Sons da Suévia, pelas 22h, Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha. O concerto, assim como os restantes que estão a acontecer no concelho, é em recinto ao ar livre, vedado, com lugares sentados e de entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete, de acordo com as orientações da DGS aplicadas aos equipamentos e espaços culturais. Os bilhetes estarão disponíveis a partir de segunda-feira, dia 19 de julho, nos postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30, até ao limite permitido do número de lugares.