Os autarcas de Caminha e Melgaço anunciaram hoje, dia 30 de março, novas confirmações de infeção pelo novo coronavírus.

O autarca de Caminha anunciou, ao jornal Caminhense, que há mais um caso confirmado de Covid-19 no concelho, subindo para quatro.  “Segundo os dados de hoje, podemos dizer que o concelho de Caminha deixou de ter três casos confirmados e passou a ter quatro casos de Covid-19”, manifestava o autarca. Miguel Alves falava de uma evolução “expectável”.

Melgaço confirmou também um novo caso no concelho, somando cinco. Trata-se de um habitante da freguesia de Roussas que se encontra internado no hospital de Viana do Castelo “há mais de um mês e meio”.

O homem foi internado, em fevereiro, para ser submetido a uma intervenção cirúrgica. “Durante o internamento foi confirmada a infeção pelo novo coronavírus. Por não ter retaguarda familiar, não recebeu visitas nem manteve contacto com ninguém da freguesia”, explicou o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista.

Ontem domingo, foi confirmado um novo caso na aldeia de Parada do Monte. Em declarações à rádio Alto Minho, o autarca local disse: “o quarto caso de covid-19 foi confirmado no domingo. É um idoso com cerca de 80 anos. Os quatro casos estão ligados à mesma cadeia de transmissão. Um casal de emigrantes em França que chegou no início de março para visitar os pais”.

Com esta confirmação mantém-se o cerco sanitário à aldeia de 370 habitantes.

Miguel Alves, em declarações ao jornal Caminhense disse, que hoje, dia 30 de março, estão confirmados 84 casos de Covid-19 no distrito. Na sexta-feira havia 51 casos. “Este fim de semana também nos deu aqui alguma evolução, no distrito de Viana do Castelo. Na sexta-feira tínhamos 51 casos positivos e neste momento temos 84 casos positivos”. Mais de metade, 44, são registados no concelho de Viana do Castelo. Tendo este concelho registado duas mortes na última semana.