Sábado e domingo, dias 14 e 15 de setembro, Caminha oferece “experiências BlueWays”, ou seja, a possibilidade da fazer Paddle, Kayake ou de pedalar entre Caminha e Vila Praia de Âncora. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição, que deverá ser feita através do contacto 962023674, uma vez que o número de lugares é limitado.

No âmbito da iniciativa, que terá como espaço principal o Parque 25 de Abril, decorrerá também uma mesa redonda que abordará o impacto que os projetos como o BlueWays e Estação Náutica e os “selos” Quality Coast e 100 Best Green Destination terão no futuro do turismo no Alto Minho.

Moderada por Mariana Pinheiro, diretora da revista Time Out Porto, a mesa redonda contará com as participações do presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves; Cecília Marques, da CIM Alto Minho; do empresário Ricardo Viana, da Portugal Ative; e de um empresário convidado do município.

O Blueways é um projeto é liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), e tem como objetivo geral o “desenvolvimento e promoção sustentável de uma rede de percursos azuis inseridos em espaços de conservação da natureza presentes no Alto Minho, visando dar sequência a uma aposta clara e objetiva dos atores públicos, privados e associativos do Alto Minho, no sentido de desenvolver um conjunto de ações de valorização e promoção das atividades de turismo náutico sustentável, associando ou complementando, de forma sustentável, integrada e coerente, atividades de rio, com atividades de mar e natureza”.