No dia 31 de maio será anunciado o cartaz escolhido da Senhora d`Agonia. Foram 75 as propostas recebidas pela Comissão de Festas, que este ano não estipulou tema para o concurso.

Em comunicado, a Comissão revela que foi “um aumento 15% no número de candidaturas face ao concurso de 2018, sendo as propostas deste ano oriundas essencialmente de Viana do Castelo, mas também de autores de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa”.

O presidente da Comissão de Festas explica que “é um número que nos deixa satisfeito, pelo forte interesse que este modelo de seleção do cartaz continua a merecer entre os criativos da região e do resto do país. Cabe agora ao júri escolher a proposta que dentro de semanas vai levar a Romaria de 2019 a todo o mundo”. António Cruz anunciou que o vencedor será revelado no dia 31 de maio.

A comissão de festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia decidiu este ano deixar a criatividade falar mais alto e não colocou qualquer tema obrigatório para a elaboração do concurso do cartaz da festa de 2019, cujo concurso decorreu entre 01 de março e 30 de abril. Assim, o regulamento do concurso deste ano definia apenas que visa “selecionar um cartaz original que divulgue a Romaria Sra. d’ Agonia a nível Nacional e Internacional”, sendo aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas”. Há várias décadas que o cartaz é a imagem que corre os quatro cantos do mundo para divulgar a Romaria d’Agonia. Nos critérios de avaliação, o júri vai premiar a “eficácia da mensagem, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.

O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa. Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria é escolhido através de concurso e em 2016, pela primeira vez, a autoria ultrapassou as fronteiras portuguesas.

O júri deste concurso é composto por nove representantes de entidades de Viana do Castelo, a VianaFestas, a Comissão de Festas, a Real Irmandade de Nossa Sra. d’ Agonia, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a empresa Rui Carvalho Design, a Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.