Hoje, dia 19 de novembro, a partir das 17h30, será transmitida, nas redes sociais da autarquia e da companhia de teatro de Viana, uma leitura encenada de “O Lugre nos Mares do Fim do Mundo”, com uma seleção de textos de Bernardo Santareno. A iniciativa é da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Fundação Gil Eannes e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

A leitura encenada, dirigida por Ricardo Simões, acontece a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, com transmissão através das redes sociais da autarquia e da companhia de teatro às 17h30, contando com interpretação de Alexandre Calçada, Alexandre Martins, Ana Perfeito, Elisabete Pinto, José Escaleira e Tiago Fernandes.

Bernardo Santareno foi um dos médicos das longas campanhas, realizadas no final dos anos de 1950, integrado na equipa do navio hospital Gil Eannes – mas viajando também em arrastões como Senhora do Mar e David Melgueiro -, onde testemunhou as precárias condições de higiene, de salubridade e as jornadas de trabalho, muitas vezes ininterruptas, de dezenas de horas, a que os pescadores, parcamente pagos, eram sujeitos.