Centro Cultural é palco do “Viana a Brincar”

Amanhã, dia 03 de junho, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe um evento que quer unir pessoas de todas as idades. A iniciativa, que se desenrola entre as 10h e as 16h, acontece no âmbito do Playful Paradigm, desenvolvido pelo projeto UrbAct.

No “Viana a Brincar” as participantes terão oportunidade de participar em variados jogos e iniciativas, como o jogo da pesca, o jogo da memória, twister, jogo de obstáculos de atletismo, jogo da corda e jogo da malha, missão impossível, caça ao origami, jogos óticos, entre muito mais. Serão também promovidos ateliês de construção de jogos, o jogo da glória “Salvar os Animais”, Teatro Fórum, A Teia, bem como Boccia, entre muitas outras propostas.

Recorde-se que, no mês de março, o Município de Viana do Castelo marcou presença no 1º Meeting URBACT Playful Paradigm Transfer Network, um encontro das oito cidades europeias que compõem um grupo de trabalho que tem por objetivo utilizar os jogos para promover a inclusão social.

Recorde-se que Viana do Castelo aderiu ao projeto URBACT em 2018. O programa destina-se a promover o desenvolvimento urbano integrado sustentável nas cidades da Europa, permitindo que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, através de redes, aprendendo com as experiências dos outros e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.

Viana do Castelo tem, neste momento, um grupo local – ULG -, composto por várias associações e técnicos municipais, que está a trabalhar para implementação destas boas práticas. Em fevereiro de 2020, irá realizar-se um encontro deste grupo de cidades em Viana do Castelo.

Para além da capital do Alto Minho, estão envolvidas neste projeto as cidades de Udine (Itália), Cork (Irlanda), Klaipéda (Lituânia), Esplugues de Llobregat (Espanha), Larissa (Grécia), Katowice (Polónia) e Novigrad (Croátia).

O convite surgiu da cidade italiana de Udine, que está a desenvolver um projeto denominado “The playful paradigm” com o objetivo de utilizar os jogos como uma forma flexível e inovadora de criar espaços saudáveis e sustentáveis, sendo um conceito inovador para a promoção da inclusão social, estilos de vida saudáveis, de integração de grupos de idosos e de jovens e criar maior desenvolvimento intergeracional, social e económico. Udine é a cidade líder italiana do movimento de cidades lúdicas e promove o uso de “jogos” como ferramentas inovadoras para o envolvimento dos cidadãos em diferentes idades e para promoção da saúde e sustentabilidade.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.