Seis dezenas de testes foram efetuados no primeiro centro móvel de diagnóstico do distrito. O espaço, a funcionar na Escola Superior de Saúde, está indicado para a despistagem de Covid-19 para pessoas com prescrição médica.

O autarca vianense adiantou que centro de despiste rápido de Covid-19 irá funcionar de “segunda-feira a sábado, das 09h às 13h e das 14h às 17h e terá capacidade para realizar 60 testes“.

A estrutura está montada no parque da Escola Superior de Saúde (ESS) em Viana do Castelo disponibiliza o diagnóstico móvel para a recolha de exames para a covid-19 a pacientes referenciados e com prescrição pelo médico de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde. os resultados são conhecidos entre 24h a 48h.

A ULSAM explicou que a estes centros de modelo Drive Thru, “os pacientes referenciados deslocam-se dentro do seu veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita”.

A “realização do teste Covid-19 só poderá ser feito através da prescrição pelo médico de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde“, sendo que “o laboratório é informado pelo médico do caso suspeito, sendo o doente agendado pelo laboratório que após receber SMS se dirige ao centro “Drive Thru”.

“O doente desloca-se até ao ponto de recolha, de acordo com as orientações do laboratório. Os resultados do exame serão depois enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública”, especifica.

Manuel Sotomaior