O centro de diagnóstico móvel de Viana entrou hoje em funcionamento. Este é o primeiro centro a funcionar no distrito. Valença e Ponte de Lima vão acolher, nos próximos dias, cada um, respetivamente, um centro. o da sede do distrito funcionará no parque da Escola Superior de Saúde, na Rua D. Moisés Alves Pinho 190.

Os centros vão funcionar modelo Drive Thru, e os pacientes referenciados deslocam-se  dentro do seu veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.

A realização dos testes tem obrigatoriamente de ter prescrição médica. Em comunicado fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho diz que “o laboratório é informado pelo médico do caso suspeito, sendo o doente agendado pelo laboratório que após receber SMS se dirige ao centro Drive Thru. O doente desloca-se até ao ponto de recolha, de acordo com a orientações do laboratório. Os resultados do exame serão depois enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública”.

A ULSAM prevê brevemente, ainda no decurso desta semana, disponibilizar mais dois centros de recolha de exames Drive-Thru um em Ponte de Lima e outro em Valença.

O Centro de Rastreio Móvel ao Covid 19 irá funcionar no Parque da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo todos os dias entre às 9h e as 17h.