Mais um ano e cumpre-se a tradição com enorme criatividade. Crianças, jovens e seniores do concelho de Vila Nova de Cerveira reúnem-se, esta sexta-feira, 21 de fevereiro, para proporcionar um animado e colorido Desfile de Carnaval. Ambiente de folia invade as principais artérias do centro histórico, a partir das 14h30.

Sem um conceito definido, as centenas de foliões têm primado por temas que preenchem a atualidade informativa, em particular as causas ambientais, sem descurar a identidade do concelho e a preservação de algumas das tradições. No entanto, e como diz o ditado, quando se aborda a criatividade ‘o céu é o limite’, ano após ano, os participantes surpreendem os milhares de pessoas que assistem.

Fantasias originais elaboradas com recurso a materiais reciclados, revelador de responsabilidade social, e complementadas de mensagens apelativas e cativantes. Todos os disfarces são cuidadosamente idealizados e criados pelos alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação das escolas participantes – Agrupamento de Escolas, Creche do Centro de Apoio Social às Empresas e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia. E corroborando que a folia carnavalesca não tem idade, os alunos da Unisénior de Vila Nova de Cerveira voltam a marcar presença, conferindo-lhe um cunho intergeracional e de intercâmbio cultural.

O início do desfile de Carnaval das Escolas está agendado para as 14h30, no Centro Coordenador de Transportes, para depois percorrer algumas das principais artérias do centro histórico, nomeadamente a Av. Dr. José Ramos Pedreira, a Praça do Município, a Rua 25 de Abril, a Praça 15 de fevereiro, a Avenida 1º outubro, o Terreiro, a Rua Dr. José Duro, regressando à Praça do Município e recolhe ao Centro Coordenador de Transportes. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal, em parceria com as escolas de Vila Nova de Cerveira e a Guarda Nacional Republicana.