Coletânea de textos homenageia Francisco Sampaio

A 07 de junho foi apresentada a “Coletânea de Textos a Falar de Viana”, numa homenagem a Francisco Sampaio pela dedicação e amor a Viana do Castelo. Naquele dia, o distinguido completou 84 anos.

“O meu irmão dizia-me que amo Viana, amarei sempre Viana. Viana é meu amor”, salientava Antero Sampaio, que falou em nome da família, agradecendo a homenagem.

O irmão de Francisco Sampaio manifestava que os 25 anos deste à frente da Região de Turismo do Alto Minho foram “anos de serviço à região”. Acrescentando que o meu irmão tinha uma ânsia de servir e nunca de se servir“, concluindo: “ele continua a amar Viana”.

A homenagem, que aconteceu no Teatro Sá de Miranda, contou com a presença do Executivo Municipal, representantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, elementos da Comissão da Romaria d`Agonia, a presidente da Assembleia Municipal, diversos autarcas das juntas do concelho, familiares e amigos.

Luís Nobre, enquanto presidente da VianaFestas, explicava que “a melhor homenagem que lhe podíamos fazer era este presente”.

Já o autarca vianense considerava o homenageado “um dos notáveis do concelho”. José Maria Costa informava ainda que Francisco Sampaio foi “aquela chave que nos abriu as portas da Galiza. Era um homem de causas e estava sempre disponível”.

O presidente da Comissão de Festas da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, António Cruz, sublinhou que Francisco Sampaio “deu um contributo de corpo e alma durante anos à festa”. Adiantando que “manter a romaria viva e com vida é eternizar Francisco Sampaio”.

O coordenador editorial da obra, cujo design coube a Rui Carvalho, informou que a coletânea agrega 10 textos sobre a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, 10 textos sobre costumes e tradições e 10 dedicados ao turismo. Rui Viana sublinhava a ligação do homenageado ao turismo. “Ficou conhecido por sr. Turismo pelo muito que fez nesta matéria”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.