Num total de 1071 testes efetuados à comunidade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, resultaram em 12 testes positivos na Escola Secundária de Ponte da Barca, 13 na Escola Básica Diogo Bernardes, três no Centro Escolar de Crasto, e duas no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios.

Na Epralima foram realizados 40 testes, resultando apenas em um teste positivo, o que perfaz um total de 31 casos positivos na comunidade escolar de Ponte da Barca.

Este rastreio, que teve como objetivo travar a propagação do vírus e salvaguardar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade escolar de Ponte da Barca e das suas famílias, foi integralmente suportado pela Câmara Municipal à semelhança dos testes realizados a todos os funcionários da autarquia, onde se incluem as auxiliares de ação educativa.

Esta decisão por parte da autarquia foi tomada ainda antes da decisão do Governo relativa ao fecho das Escolas, e perante os primeiros resultados dos testes de covid-19 nas escolas de Ponte da Barca.

A testagem que decorreu ao longo de vários dias, a Câmara Municipal já havia solicitado às instâncias competentes a suspensão da atividade letiva presencial nos estabelecimentos de educação e ensino do Concelho de Ponte da Barca.