De 20 de maio a 27 de julho regressa a 4.ª edição do concurso de fotografia “Viana e o Mar 2020”. A iniciativa destina-se a fotógrafos profissionais e amadores, através do Centro de Mar.

O concurso pretende desafiar a criatividade e a originalidade dos participantes e fomentar a observação e o registo de diferentes formas de olhar e promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica, através de um olhar documental ou artístico sobre as zonas costeiras e ribeirinhas, nos temas da biodiversidade, da geodiversidade, da arqueologia, bem como na vertente da valorização turística e desportiva destes espaços, e as atividades económicas ligadas ao mar.

Os vencedores serão anunciados no dia 28 de julho, Dia do Marinheiro.
Os interessados em participar podem consultar o regulamento no site do CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo – www.cmia-viana-castelo.pt

Recorde-se que o Centro de Mar, a funcionar no navio Gil Eannes, inaugurou no dia 16 de novembro de 2014 (Dia Nacional do Mar). Em breve, irá dispor de uma nova valência – Museu Virtual da Memória Marítima – um equipamento pertencente à Rede Municipal de Ciência e com a valência de Centro de Documentação do Mar, onde será possível consultar de forma interativa e desmaterializada o acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens. Terá ainda uma segunda valência, também digitalizada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde será possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no nosso mar.

O “Centro de Mar” integra-se como projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”.