Covid-19: Missas com assembleia regressam a 15 de março

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou o regresso das celebrações públicas da Missa, a partir de segunda-feira, 15 de março. As procissões continuam suspensas, assim como o compasso pascal.

“O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março”, refere uma nota do organismo.

Fonte da CEP pede que se evitem procissões e outras expressões da piedade popular, como as ‘visitas pascais’ e a ‘saída simbólica’ de cruzes, de modo a evitar “riscos para a saúde pública”.

O documento tem mais de 80 indicações, que passam pelo reforço das normas para a higienização dos espaços, das pessoas e dos objetos de culto, a reserva de quatro metros quadrados para cada participante, o uso “obrigatório de máscara” para todos e a adaptação de rituais litúrgicos para evitar o contacto físico.

“Quanto à celebração doutros sacramentos, observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações”, acrescenta fonte da CEP.

No dia 21 de janeiro, a CEP suspendia, pela segunda vez em menos de um ano, as celebrações “públicas” da Missa, em Portugal continental, na sequência do agravamento da pandemia de Covid-19 no país.

As regiões autónomas, as Dioceses de Angra e do Funchal, mantiveram as celebrações públicas de acordo com as indicações das autoridades regionais de saúde.

As celebrações comunitárias já tinham sido suspensas em março de 2020, na primeira vaga da pandemia, situação que se prolongou até ao final de maio desse ano.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.