Hoje, às 11h29, o Bispo da Diocese de Viana do Castelo faleceu num acidente de viação na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

O acidente ocorreu ao quilómetro 200 da A2, no sentido sul-norte, entre São Bartolomeu de Messines e Almodôvar.

Foram mobilizados, de acordo com o CDOS, bombeiros e veículos das corporações de Almodôvar e São Bartolomeu de Messines, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Albufeira e elementos da Brisa, além da GNR, num total de 16 elementos, apoiados por seis viaturas.

O óbito foi declarado no local, tendo o corpo sido encaminhado para o serviço de Medicina Legal do hospital de Beja.

A Diocese de Viana do Castelo publicou esta tarde uma nota de pesar: “A vida está nas mãos do Senhor. De facto, ainda no Domingo passado escutávamos, pelas palavras de S. Paulo que, «quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor» (Rm. 14, 8). É nesta esperança pascal, que comunicamos o falecimento do nosso querido Bispo Diocesano, D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, de forma inesperada, ao final da manhã de hoje, vítima de um acidente de viação. As circunstâncias excecionais que nos envolvem aconselham-nos, por isso, a uma oração reforçada, assim como à serenidade e tranquilidade próprias de quem coloca o seu coração no Senhor”.