Desafios da juventude em tertúlia

Realizou-se no dia 26 de fevereiro, uma animada Tertúlia sobre Cultura em Viana do Castelo que deu especial atenção aos desafios da juventude. Decorreu novamente no salão nobre do Vianense e teve como moderadora Ilda Figueiredo que justificou o tema e a escolha de convidados ligados à educação e ao trabalho com jovens, tendo em conta os desafios que já estão a enfrentar face a um futuro de enorme complexidade.

Conceição Liquito, responsável da delegação de Viana do Castelo do Sindicato dos Professores do Norte, referiu-se às dificuldades que os professores enfrentam nas escolas e na sua vida profissional, face ao que considera uma desvalorização social da classe docente e do serviço público da educação. À ocupação cada vez maior dos pais e a uma orientação economicista prevalecente nas políticas governamentais, pese embora algumas alterações.

Este tema seria também desenvolvido por Ana Branquinho e Nuno Fadigas, ambos professores com grande experiência de precariedade no exercício da profissão, apesar das responsabilidades que lhes são atribuídas, como professores e educadores. Daniela Rocha, presidente da Federação Académica do IPVC, considerou que a falta de condições para o exercício da profissão de educador e professor leva jovens a optar por outras profissões, mesmo quando a sua formação é dirigida para a educação.

Cátia Cebolo, técnica de serviço social, deu especial importância à crise de valores e à necessidade de repensar o quadro em que pais e professores têm de intervir para apoiar os jovens na orientação para o seu futuro, considerando importante haver mais tempo para o diálogo, o convívio entre pais e filhos, o que exige uma outra organização do trabalho com horários mais adaptados à vida familiar e ao acompanhamento das crianças e dos jovens.

Na dinâmica do debate que se seguiu, muitos outros temas saltaram para cima da mesa, incluindo as novas tecnologias, a formação dos professores, a legislação laboral, a crise de valores e a violência na sociedade a nível internacional e nacional, a defesa da paz, o que poderá, aliás, constituir tema de próximos debates.
I.F.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.