“Divulgar e promover” os vinhos verdes

Pelo nono ano consecutivo, a Ordem dos Engenheiros da Região Norte escolhe Viana do Castelo para a realização de um debate e mostra sobre o Vinho Verde. Na abertura de dois dias de evento marcaram presença o delegado da Ordem em Viana, o presidente da Comissão dos Vinhos Verdes, uma docente do Instituto Politécnico e ainda o autarca vianense.

“O objetivo do evento é divulgar e promover os vinhos da região”, referia o delegado distrital da Ordem. Fernando Fonseca manifestava que é altura de olhar para os pequenos produtores da região.

Durante o evento selecionam os “melhores do ano”. Este ano analisaram 47 marcas de 15 produtores. Os vencedores foram Terras de Felgueiras (Sousa); Casa dos Borralhais (Lima); Quinta das Pereirinhas e Quinta de Alderiz (Sub-região de Monção e Melgaço).
A docente da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) elogiou a iniciativa. Ana Sofia Rodrigues contava que “a nossa participação é acima de tudo para transmitir conhecimentos e identificar oportunidades de desenvolvimento e comunicação”.

O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes apontava que “a região está com alguma robustez”. Manuel Pinheiro destacava as castas Alvarinho e Loureiro como as mais fortes e pedia uma maior participação das empresas nos debates organizados.

Para o autarca vianense, o vinho verde deve ser valorizado, elogiando a organização destes Encontros Vínicos enquanto oportunidade de promover este produto endógeno.

José Maria Costa salientava que “o setor respira pujança e é um setor de fixação das pessoas no território. Temos a responsabilidade de o defender e promover”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.