Domingos Barros um campeão focado nas conquistas internacionais

Manuel Domingos Barros, com 52 anos, conta com a conquista de sete títulos internacionais de Atletismo. Há 25 anos a correr, o natural de Santa Maria Geraz do Lima agradece o apoio dado pelo Clube do ano [Gala do Desporto], Centro de Atletismo de Mazarefes.

Em criança tinha problemas de saúde e a mãe não o deixava correr. Aos 27 anos, influenciado por “grandes nomes” do Atletismo, como Fernanda Ribeiro e Fernando Pinto, decidiu calçar as sapatilhas. Começou logo a destacar-se, contudo, Manuel Domingos Barros, foca-se apenas nestes últimos anos de competição, e sobretudo nas provas internacionais.

Se na aldeia onde reside não lhe “dão valor”, a Câmara de Viana reconhece-lhe o mérito. Na última Gala do Desporto de Viana, a 24 de janeiro, foi o único campeão do mundo. “Sinto orgulho pelo reconhecimento”, refere. Adiantando que quando começou a correr havia quem o criticasse. “Na minha aldeia não me dão valor e quando comecei a correr mandavam-me bocas”, revela.

“No ano passado fui vice-campeão do mundo como individual. E como coletivo fomos campeões do mundo, na Polónia, em março”, explica. Destacando esta conquista como a mais importante da carreira. “Chorei imenso ao conquistar esse título, porque me lembrei de tudo o que passei. Ainda hoje há muita gente que me critica. Naquela altura lembrei-me de tudo. Sofri um pouquinho para chegar aqui”, salienta.

Há quatro anos integra o Centro de Atletismo de Mazarefes e aí encontrou o apoio necessário. “Esta é a minha quarta época no Centro de Atletismo de Mazarefes. Eu nunca exigi nada a ninguém e o Mazarefes preocupa-se muito comigo”, explica. Adiantando que o treinador Manuel Sousa é mais uma peça do “puzzle”. “Um atleta é como um puzzle. Num puzzle se faltar uma peça está incompleto. E o atleta é a mesma coisa. É um trabalho de equipa, é o treinador, o clube, a nutricionista, o médico, o fisioterapeuta, e terapeuta…”, esclarece.

Aconselhando a prática de desporto, Manuel Domingos Barros assinala que o segredo do sucesso é a combinação de treinos, descanso e alimentação. Sem esquecer a persistência. “Uma pessoa quando quer ser profissional consegue, mas o atletismo é como um investimento a longo prazo. Tenho de investir para daqui a quatro/cinco anos ter o lucro.

Nós temos de ser muito persistentes. Há muita gente que não é, e desiste. O atletismo exige um trabalho continuado. Não há resultados imediatos, ou quando os há… Se subimos muito depressa também descemos rapidamente”. Acrescentando: “nunca pensei ser campeão do mundo e da Europa e consegui. Já ganhei sete medalhas internacionais”.

A trabalhar numa quinta em Forjães, Esposende, Manuel Domingos Barros já foi distinguido pela autarquia daquela freguesia. O atleta divide os seus dias com o trabalho, o treino no estádio Manuela Machado, ao final do dia, e o cuidado aos pais.

Este ano vai participar no Campeonato da Europa, que se realiza em março, em Braga. E no Campeonato do Mundo, em Toronto, Canadá, em agosto.
CMR

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.