Na primeira semana de maio, Viana do Castelo registou 42 acidentes rodoviários, tendo-se verificado a morte de duas pessoas. Esta informação foi avançada por fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado, fonte da GNR acrescenta que os acidentes ocorreram nos 10 concelhos do distrito e provocaram ainda um ferido grave e oito leves.

Ainda em matéria de trânsito, mas já no âmbito de ações de fiscalização, a GNR registou “260 infrações”, sendo que 59 foram por excesso de velocidade, 25 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 23 por falta de inspeção periódica obrigatória de viatura, 20 por uso indevido de telemóvel, 12 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, seis por falta de seguro de responsabilidade civil e três por infrações aos tacógrafos.

Na primeira semana deste mês, a GNR deteve 20 pessoas “em flagrante”, sendo que “15 por condução sob o efeito do álcool; três por detenção ou tráfico de armas proibidas; e um por condução sem habilitação legal”.

Foram ainda apreendidas 18 doses de cocaína; 14 de haxixe; uma dose de liamba; duas armas brancas e 28 munições.

De 02 a 08 de maio, a GNR fez várias ações de sensibilização. Foram desencadeadas “cinco ações no âmbito do Programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 34 idosos. Além desta ação, os militares da GNR sensibilizaram 80 alunos, ao abrigo do programa “Escola Segura”.

Estas operações de sensibilização, contaram ainda com “três ações no âmbito do Programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 21 comerciantes” e ainda um trabalho junto dos peregrinos para Santiago de Compostela.