O antigo autarca da extinta Junta de Freguesia de Monserrate e membro das várias Comissões de Festas da Romaria da Senhora d`Agonia vai ser homenageado amanhã, dia 18 de junho, com a atribuição do seu nome ao pavilhão da VianaFestas, na Zona Industrial da Praia Norte.

Edmar Oliveira morreu em fevereiro, aos 78 anos. Nesse mês foi aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara, a atribuição do nome daquele ao pavilhão da VianaFestas. Na altura, o autarca vianense sublinhava o “espírito de cidadania e de participação de Edmar Oliveira, em particular nas Festas da Senhora d`Agonia, mas também noutras romarias do concelho”.

“É o reconhecimento do município ao seu trabalho e na sua pessoa a todos os que trabalham nas oficinas da VianaFestas e que fazem um trabalho notável. É uma homenagem à memória de uma pessoa que deu muito de si, à sua generosidade, à arte para que Viana do Castelo e as Festas d` Agonia fossem o que são hoje”, refere-se no documento.

Recorde-se que o Foral Afonsino “foi atribuído a 18 de junho de 1258 pelo Rei D. Afonso III, criando a vila e instituindo o Município de Viana”.

Com “a outorga do foral foi constituído o estatuto jurídico, administrativo e fiscal do município e, consequentemente, surgiram os primeiros funcionários municipais”.

Foto: Facebook VianaFestas