Elevador de Santa Luzia assinala 100 anos

O Município de Viana do Castelo decidiu comemorar o Centenário do Elevador de Santa Luzia. Um dos grandes momentos é uma sessão solene na Estação Superior.

Assim, amanhã, 02 de junho, pelas 17h, dá-se a abertura à Praça do Centenário, no Parque das Tílias, que vai contar com estação dos sabores “Food & Drinks”, oficinas infantis “O elevador criativo” e o desafio “Aprende a conduzir com a By Wheels”. Pelas 18h30, na Estação Superior do Elevador, terá lugar a sessão comemorativa do centenário. 

Às 19h30, também no Parque das Tílias, será inaugurada a exposição “O Elevador de Santa Luzia: um património centenário”, seguida de teatro infantil com O Bicho Papelão.

Às 20h, concerto dos Contraponto, às 21h30 atuação do DJ Padre Guilherme, seguido de atuação do DJ Pedro Faria, às 23h, para uma festa que termina pelas duas da manhã.

No dia 03 de junho, será promovida a caminhada “Trilho Interpretativo de Santa Luzia”, com visitas à Citânia e ao Zimbório, a partir das 9h. O ponto de partida e chegada é o Escadório de Santa Luzia (Estrada de Santa Luzia 73-107), para uma distância de três quilómetros e uma duração estimada de três horas, num percurso fácil.

Já a 04 de junho, acontece o II Vertical Elevador de Santa Luzia, uma competição de SkyRunning disputada em percurso ascendente que acompanha os carris do elevador. Apresenta um desnível positivo de 160 metros e uma distância aproximada de 650 metros entre a partida e a chegada, organizada pela Associação Trilhos de Viana. Terá início na estação inferior do Elevador de Santa Luzia, na Avenida 25 de Abril, e termina na estação superior do elevador, junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

A 02 de junho de 1923 foi inaugurado o Elevador de Santa Luzia. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Elevador de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue. A lotação é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.     

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.