Face ao estado de emergência em que nos encontramos, numa iniciativa de prevenção e combate à propagação da COVID-19, a Junta de Freguesia de Mazarefes e Vila Fria procedeu, no passado dia 1 de Abril, à desinfecção das ruas nas zonas mais frequentadas de ambas as freguesias. Por outro lado, desde o dia 6, os respectivos cemitérios estão encerrados por tempo indeterminado. No comunicado emitido, o Presidente da Junta, Manuel Barreto, apela à compreensão por parte de todos, justificando a medida pela “necessidade de todos permanecermos em casa”, reiterando a regra do distanciamento social, aconselhada pela Direção-Geral da Saúde.

Em plena Semana Santa, na impossibilidade de realização das cerimónias e demais atos próprios da Quadra Pascal, os nossos párocos, através da página https://www.facebook.com/paroquiaviladepunhe/, referente às Paróquias de Castelo de Neiva, Darque, Mazarefes e Vila de Punhe, têm vindo a propor várias atividades. Nomeadamente, teve início no passado domingo, Domingo de Ramos, a divulgação de um comentário diário, veiculado pela Agência Ecclesia, por parte do Cardeal D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, com reflexões para a vivência desta quadra em contexto de pandemia. Ainda que estranhemos a profusão dos acontecimentos e das medidas que estão a ser tomadas, se, como o diz o Cardeal: “O mundo hoje, no seu sofrimento, configura-se com essa imagem de um corpo que sofre, que experimenta a ameaça, uma condenação e que está a encontrar um sentido” será certo que “um sentido” surgirá no seio da família, com a qual nos preparamos para celebrar a Páscoa.

Neste mesmo contexto, movidas pelo apelo global das dioceses portuguesas e dos párocos, manifestando a interiorização desta Semana Santa tão particular, também as famílias da Paróquia de Mazarefes têm respondido ao desafio de colocar uma Cruz à porta, partilhando as fotografias nas redes sociais.

Através da página oficial do Facebook e da VianaTV, a diocese de Viana do Castelo irá continuar a transmitir as celebrações presididas pelo bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, na Sé Catedral. Esta quinta-feira será transmitida, às 21h00, a  Eucaristia Vespertina da Ceia do Senhor. Sexta-feira Santa, às 15h00, a Celebração da Paixão do Senhor. Sábado Santo, às 19h00, a Vigília Pascal.

Aos meus caros conterrâneos, Santa e Feliz Páscoa!