Os Encontros sobre a Conservação da Natureza promovidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo acontecem nos dias 21, 27 e 28 de julho.

Viana do Castelo preserva no seu território 3 Sítios de Importância Comunitária (SIC) da Rede Natura 2000 e 13 Monumentos Naturais, áreas de relevante valor científico da Biodiversidade e da Geodiversidade, respetivamente, posicionando-se como um dos concelhos portugueses que melhor tem acautelada a classificação do seu património natural.

Os desafios que se perspetivam, no âmbito da gestão destes espaços naturais, mas também da sua valorização turística e educativa, justificam um momento de balanço e reflexão, uma discussão em torno dos desafios que se avizinham na proteção e conservação da Natureza.

Assim, a 21 de julho, a partir das 10h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe palestras sobre “Vulnerabilidade e Degradação do Património Geológico”, “Alterações Históricas do Habitat do Estuário do Rio Lima” e “Planos de gestão de Áreas Classificadas”, com a sessão de encerramento agendada para as 11h30.

Já no dia 27 de julho será promovida a visita guiada “A Orla Costeira de Afife”, entre as 10h30 e as 12h30. A 28 de julho serão desenvolvidas visitas guiadas sobre “Os Monumentos Naturais nas três unidades de paisagem”, das 10h30 às 12h30, sobre “O Mar entra no rio e o rio entra no mar”, também das 10h30 às 12h30, e a ainda uma visita dedicada à “Observação do comportamento dos Garranos na Serra d’Arga”, entre as 10h00 e as 16h00. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

As inscrições para a sessão do dia 21/07 devem ser formalizadas, até 20 de julho, e para as visitas guiadas até dia 26/07, enviando um e-mail para: reservas@geoparquelitoralviana.pt com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, NIF, morada, telemóvel e e-mail (todos os dados solicitados são necessários para efeito de seguro).