Escola Dr.º Alfredo Magalhães “não esquece tradições”

A escola do 1.º ciclo, localizada na Avenida dos Combatentes continua a cumprir as tradições, embora adaptada aos tempos de pandemia de Covid-19.

Há oito anos a realizarem as marchas populares, que desfilavam pela Avenida e atuavam na Praça da Liberdade, a escola viu a interrupção desta iniciativa no ano passado. A covid-19 alterou os planos, contudo este ano, no dia 08 de julho, está agendado um desfile no recinto da escola.

A coordenadora da escola fala que a iniciativa vai permitir “terminar o ano letivo da melhor maneira” e “não deixar morrer as tradições”. Filomena Oliveira explica que a atividade conta com a participação dos pais, que colaboração nas confeções dos fatos, mas também dos arcos. Neste momento, os arcos estão expostos na entrada da escola, para serem vistos pelos vianenses e visitantes, que circulam na Avenida. “Colocamos os arcos em exposição para celebrar os santos populares. Apesar de estarmos em pandemia, não podemos esquecer estas épocas”, revela Filomena Oliveira.

Com diversos motivos vianenses, como a Senhora d`Agonia, o mar, o peixe, os bordados e os lenços do namorados, os arcos vão permanecer até ao final do ano letivo em exposição.

Quando faziam as marcas, os alunos da escola entoavam alguns cânticos. A abertura “era sempre uma marcha da autoria do maestro Zé Pedro”, lembra a coordenadora.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.