No seguimento do rastreio à COVID-19 aos alunos e professores de todos os polos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, foram detetados 11 casos positivos e 1 inconclusivo. Até ao momento a Câmara Municipal de Ponte da Barca efetuou 523 testes (entre ontem, dia 19 de janeiro, e o período da manhã de dia 20). O rastreio vai continuar durante o resto de dia de hoje e amanhã, dia 21 de janeiro.

Com o objetivo de contribuir para a mitigação desta doença no concelho, e após decisão do Governo de manter o funcionamento das escolas, a Câmara Municipal lançou esta iniciativa, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, de forma a garantir, à comunidade educativa e à população em geral, que a escola é um local seguro.

Estes testes rápidos de deteção de antigénio para o Sars-Cov-2 estão a ser realizados nas escolas por profissionais indicados pelas Autoridades de Saúde Pública e os seus resultados ficam disponíveis em poucos minutos.

À semelhança dos testes realizados a todos os funcionários da Câmara Municipal, este rastreio é integralmente suportado pela Autarquia, onde se incluem as auxiliares de ação educativa.

A Câmara Municipal apela a toda a população para que adotem comportamentos individuais responsáveis, pois apenas dessa forma se conseguirá travar o contágio pela COVID-19 no concelho.