A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) já tem online a loja 100% Alto Minho. A plataforma vende artesanato, fumeiro, vinhos e produtos produzidos nos dez concelho do distrito de Viana do Castelo.

O presidente da direção da Ceval fala de um projeto que já está no terreno há alguns anos e que agora está à distância de um clique. Luís Ceia salienta que a plataforma 100% Alto Minho é “uma bandeira que carregamos há já alguns anos. Já fizemos duas mostras no Centro Cultural e temos estado presentes em diversos certames. Já estivemos no aeroporto, na loja do Porto e Norte de Portugal, perto de São Bento. E em alguns centros comerciais”.

Clicando no https://altominho2market.com/ é possível encontrar produtos de cerca de 40 produtores. “Isto não é um projeto do Ceval. É um projeto da região. Queremos que os municípios e outros setores que se associam ao site. Tem de haver mais empenho de todos os atores. Temos de perceber a região como um todo. A adesão é gratuita. Isto tem potencial. A região vende-se muito pelos produtos. Nós somos muito procurados nas visitas. Queremos chegar à diáspora”.

Os produtos têm um selo de garantia e Luís Ceia refere que o objetivo é “vender produtos do território e a valorizar o que é nosso”.

A Ceval apela a adesão de mais produtores. A inscrição é gratuita, mas é exigido que têm de fornecer um stock mínimo à Confederação para que esta depois o possa comercializar online.