Exército monta hospital de campanha

O Exército montou, na última sexta-feira, duas tendas de campanha no exterior do Hospital Santa Luzia (ULSAM), próximo do Serviço de Urgência. Uma medida no âmbito do combate à pandemia de Covid-19 e que, no Alto Minho, também se verifica no outro hospital existente, o “Conde de Bertiandos”, em Ponte de Lima.

Fonte daquele hospital referiu que, à semelhança do que tem acontecido em outros hospitais, o exército montou um “Hospital de Campanha em cada um dos hospitais e aguarda-se, brevemente, a chegada de três contentores a fim de se adequar a resposta assistencial à fase pandémica do Covid-19”.

A informação enviada ao A Aurora do Lima acrescenta que “estas medidas foram tomadas de forma preventiva, pelo que apelamos a tranquilidade da população, embora cada cidadão deva cumprir as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde”.

ENCERRADAS EXTENSÕES E PÓLOS
A ULSAM anunciou que encerrou as extensões de saúde e polos.
Esta decisão foi tomada – adianta – a fim de permitir uma melhor gestão de recursos humanos, uma melhor gestão de riscos e uma melhor gestão dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Foram criados 16 ADC – Área dedicada ao Covid –  de acordo com a densidade populacional e a dispersão geográfica para garantir a efetiva separação dos doentes com doença aguda por problemas respiratórios, possíveis suspeitos de Covid-19.
A ULSAM apela cidadãos que recorram apenas de forma presencial aos centros de saúde se estritamente necessário e em situações de doença aguda, privilegiando os contactos com os profissionais de saúde por telefone ou por correio eletrónico. As equipas de saúde estão a desenvolver todos os esforços para garantir à comunidade respostas que evitem as deslocações dos cidadãos aos centros de saúde.

Para tal poderão contactar a sua unidade através dos contactos disponíveis no site da ULSAM (telefone/fax: 258 802 100/258 802 511 e Email geral <[email protected]>).

Outra informação divulgada especifica que há três pólos abertos que são a sede do centro de saúde, na Rua Nova de Santana, a USF Gil Eanes e a USF Cuidarte em Santa Marta. Há um atendimento separado para sintomas respiratórios e para outras situações agudas.
São asseguradas também consultas de gravidez e vacinação de crianças até aos 18 meses.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.