Fabrício Franco recebe cartão branco

O treinador da equipa feminina do SC Vianense teve um gesto, que mereceu a atribuição de um cartão branco no jogo da segunda jornada do campeonato nacional feminino de sub19.

Fabrício Franco percebeu que a equipa adversária só tinha oito atletas para entrar em jogo, e o treinador vianense optou por apresentar igual número de atletas. Este gesto levou a árbitra Marina Almeida a mostrar-lhe o cartão branco.

O treinador reconhece as diferenças entre treinar homens e mulheres e fala das potencialidades que existem no concelho para a prática de várias modalidades.

Há dias recebeu o cartão branco por ter um gesto de “fair play”. Como recebeu esta distinção?
Recebi o cartão com sentimento de orgulho, visto que apesar de partir de mim a decisão, a mesma foi prontamente aceite pelas minhas atletas, que jogaram de forma séria e respeitadora perante um adversário que teve dificuldades para ter atletas para o jogo.

Quais os objetivos da equipa feminina sub19 do SC Vianense para esta época?
Os objetivos da equipa feminina são ambiciosos no que diz respeito à promoção da modalidade, à formação de atletas no âmbito desportivo e pessoal. Queremos ter qualidade no nosso processo de jogo, ter as atletas satisfeitas com o seu desempenho e a forma de jogar.

Como está a correr a época?
A época começou há pouco tempo, estamos na segunda jornada do campeonato nacional sub19 feminino, teremos muitos jogos ainda para pôr em prática tudo aquilo que treinamos semana após semana.

Quantas atletas tem o plantel?
Atualmente temos 18 atletas a treinar, 11 inscritas e contamos receber mais atletas para poder promover o futebol feminino e aumentar competitividade interna.

Conseguem recrutar atletas de Viana?
Sim é possível recrutar muito e bem em Viana do Castelo, mas também temos atletas de fora do concelho a praticar a modalidade no vianense.

Há quanto tempo existe o futebol feminino no Vianense?
Foi retomado por volta de 2017/18. Eu ingressei nesta equipa em fevereiro 2020.
Considera que há potencial no concelho para dinamizar e impulsionar a modalidade?
O concelho de Viana tem potencial para impulsionar todas as modalidades desportivas. Estamos a trabalhar de forma a atrair mais atletas para o futebol feminino, penso que estamos no bom caminho.

Há quanto tempo é treinador?
Sou treinador desde 2007. Treinei futebol masculino e também estive ligado ao futsal como treinador-adjunto.

É diferente treinar mulheres?
As atletas que estão envolvidas na prática da modalidade revelam muita paixão pelo treino e pelo jogo, sem as ambições profissionais extravagantes como vemos no futebol profissional masculino. Treinar feminino será sempre diferente, porque o futebol feminino é especial. É nosso.

Quais os principais desafios nesta matéria?
O desafio é diário, as atletas são muito inteligentes na forma como jogam, querem evoluir a sua forma de jogar, exigem que estejamos em constante evolução como treinadores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.