A Câmara Municipal tem vindo, desde há largos anos, a proporcionar, durante as férias de Verão, diversas atividades de ocupação de tempos livres a crianças/jovens.

O projeto, surgiu da necessidade que, nos dias de hoje, se coloca aos Pais e Encarregados de Educação em assegurar, durante o tempo não letivo e enquanto dura a sua atividade profissional, a ocupação segura e orientada para os seus educandos procura, também, através de mecanismos de descriminação positiva, garantir que crianças e jovens de famílias de baixos recursos possam ter acesso a este tipo de atividade, contribuindo assim, para a coesão social do território.

Assim, em 2021 a Câmara Municipal pretende dar continuidade ao projeto de ocupação de tempos livres para o período de férias do verão – “Férias de Verão 2021”, durante duas quinzenas, (1ª 12/07 a 23/07, 2ª 26/07 a 06/08) para crianças/jovens de Viana do Castelo e freguesias limítrofes, com idades entre os 6 aos 12 e dos 13 aos 16 anos do Concelho.

Com base nas medidas de saúde pública relacionadas com o estado de pandemia COVID-19, este ano as inscrições serão limitadas a 168 participantes por quinzena, divididos por 7/9 polos (Escola Eb1 da Meadela, Abelheira, Carmo, Monserrate, V. N. Anha, Avenida, Frei Bartolomeu dos Mártires, Pedro Barbosa e Escola Secundária de Monserrate) constituídos por 18/20 participantes, dando prioridade às famílias em que ambos os pais tenham a situação laboral ativa, devidamente comprovada no ato de inscrição, por declaração emitida pela entidade patronal. Dos 13 aos 16 anos serão 20 vagas por quinzena e as atividades terão o apoio da Associação de Nadadores Salvadores – Coordenada Decimal e serão maioritariamente direcionadas à prática de primeiros socorros, regras de segurança no meio aquático, entre outras relacionadas com a pratica de nadador salvador.

Entre os dias 31 de Maio a 8 de Junho os interessados em participar devem preencher online uma ficha de inscrição, realizar o pagamento por multibanco/homebanking e enviar o respetivo comprovativo da situação laboral dos encarregados de educação para o email: apoio.desporto@cm-viana-castelo.pt. Excecionalmente, quem não tiver possibilidade de efetuar o pagamento por MB ou Homebanking, poderá efetuar o pagamento no serviço de tesouraria da Câmara Municipal, entre os dias 3 a 11 de junho. Só serão consideradas válidas as inscrições que forem confirmadas com o respetivo comprovativo de pagamento e comprovativo da situação laboral dos pais para obtenção de prioridade, no prazo acima referido.

O valor da inscrição será de € 40.00 por quinzena.

As crianças /jovens a inscrever, objeto de apoio de ação social escolar, no ano letivo em curso, (escalão A) beneficiarão de um desconto de 25%, do valor da inscrição. As famílias que inscrevam mais do que um educando usufruirão de um desconto de 15% na inscrição do 2º filho e seguintes.

A atividade e a criatividade serão os principais argumentos destes projetos de ocupação de tempos livres na interrupção escolar do Verão.