Festa de Nossa Senhora dos Emigrantes e IX Feira Medieval

A festa de Nossa Senhora dos Emigrantes, que inclui a já tradicional Feira Medieval, decorre entre os dias 09, 10 e 11 de agosto. O programa é o seguinte:
Dia 08, quinta-feira
20h – missa na Capela de Nossa Sr.ª dos Emigrantes.

Dia 09, sexta-feira
21h – solene Procissão de Velas
22h – abertura da IX Feira Medieval de Castelo do Neiva; Gala de abertura e Leitura da Carta da Feira; Artes Circenses e Animação de Rua; Espetáculo de Fogo.

Dia 10, sábado
16h – abertura da Feira Medieval; Artes Circenses e Animação de Rua
22h30 – queimada Luso-Galaica

Dia 11, domingo
10h30 – missa Solene na Capela de Nossa Sr.ª dos Emigrantes
11h30 – abertura da Feira Medieval
15h – entrada do Grupo de Zés P’reiras de Antas, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora dos Emigrantes
23h30 – encerramento da Feira com Espetáculo de Fogo.

A decorrer durante a Feira Medieval: animação musical, tabernas com gastronomia medieval, artesãos com produtos diversos, exibição de voos de aves de rapina, espetáculos de fogo, animação de rua, malabaristas, danças medievais, jogos e recriações históricas.

Cagada do cavalo
O Grupo Desportivo Castelense organiza no dia 15 de agosto, pelas 15 horas, a já tradicional cagada, este ano não com uma vaca, mas com um cavalo. Há rifas à venda, que podem ser adquiridas junto de qualquer membro da direção do clube e que dão a possibilidade de ganhar um prémio de 500 euros.
Para além disso, no dia haverá muita animação e bons petiscos, prometendo-se uma tarde bem passada em alegre convívio.

Ministro do Ambiente
No dia 17 de julho, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, marcou presença na inauguração da nova ponte pedonal sobre o rio Neiva, unindo os concelhos de Esposende e Viana do Castelo. Para o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, a nova ponte representa “as pontes de amizade e cooperação entre os municípios de Viana do Castelo e Esposende”, considerando que este foi um projeto “abrangente, bem conseguido, e que deixa uma marca indelével na cooperação intermunicipal”.

Também o ministro do Ambiente considerou este um projeto “simbólico sob todos os pontos de vista e que nos engrandece” por representar a união entre os dois municípios vizinhos. João Pedro Matos Fernandes realçou ainda a beleza estética da nova ponte, considerando que “valeu a pena fazer esta ponte assim tão bonita porque encerra em si o valor imaterial que representa”.

A empreitada de construção de infraestruturas verdes para valorização e visitação do estuário do rio Neiva incluiu a requalificação da margem esquerda do rio e a construção da nova ponte, agora inaugurada.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.