Entre hoje, 20 de novembro, e 04 de dezembro, decorre a VI edição da Festa do Espumante de Melgaço. Este ano em formato online.

Através das redes sociais e do site municipal apresentam-se as 24 referências de espumante alvarinho de Melgaço, bem como os produtos da região. Perante as vicissitudes em virtude da situação pandémica, Melgaço encontrou aqui uma forma de promover e ajudar os produtores e a economia local a reerguer-se. «Os nossos produtores merecem o reconhecimento do seu trabalho!», afirma o autarca, Manoel Batista.

A Festa deveria acontecer no último fim de semana de novembro (nos dias 27, 28 e 29), mas, uma vez readaptada, a autarquia alargou o período do certame: de 20 de novembro a 4 de dezembro todos os espumantes de alvarinho de Melgaço serão divulgados nas redes sociais e no site municipal, bem como os contactos e devidas informações dos produtores, para que todos possam encomendar os produtos diretamente ao produtor e, assim, celebrar a Festa em casa, em segurança. Aliás, haverá mesmo um Brinde à Vida com Espumante Alvarinho: a autarquia vai apelar a que todos, no dia 28 de novembro, pelas 22h, brindem em suas casas e depois partilhem o momento através das redes sociais da autarquia.

Paralelamente, serão divulgados os mais variados produtos da região. A Festa do Espumante, tal como foi idealizada, tem como propósito não só valorizar o espumante, mas todos os produtos locais, bem como todo o concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para este que é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. “É esta uma forma de darmos a conhecer o território. Os produtos do território, facilitando a realização de negócios”, refere Manoel Batista.

 

MELGAÇO TEM 14 PRODUTORES DE ESPUMANTE

Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encosta da Capela, Encostas da Cabana, Encostas dos Sobrais, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço, são os 14 produtores que produzem espumante de Alvarinho em Melgaço, resultando num total de 24 referências e de diferentes perfis.

 Ao longo dos tempos, e agora em resposta às dificuldades que a crise provocada pelo novo coronavírus gerou, os produtores têm-se adaptado e são já muitos os que estão a fazer vendas online, levando Melgaço a vários cantos do país e do mundo.

Todas as informações estarão disponíveis nas redes sociais da autarquia e no site – www.cm-melgaco.pt.