O Festival Internacional de Capoeira está de volta a Viana do Castelo. Depois do sucesso em 2017, a iniciativa que promove atividades desportivas e culturais e o entretenimento familiar chega agora ao Estação Viana Shopping. De 26 a 28 de outubro o ritmo é brasileiro com workshops, rodas de capoeira e muito mais, celebrando a Arte Marcial Brasileira reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Organizado pelo Centro Cultural Capoeira Batuqueiro, a segunda edição do festival tem início dia 26 de outubro às 19h30 com uma roda de abertura no Pavilhão Mestre Luís Braga.

 

No sábado, dia 27 de outubro, a manhã começa com vários workshops e rodas de capoeira no mesmo pavilhão e é durante a tarde que chega ao Estação Viana Shopping. Às 17h00 todos os visitantes poderão assistir ao batizado dos alunos envolvidos neste festival – uma roda de capoeira solene e festiva, onde os alunos novos recebem a sua primeira graduação e os alunos mais antigos podem evoluir para graduações superiores. A festa termina no domingo, com mais workshops, roda de enceramento e momentos de convívio no Pavilhão Mestre Luís Braga a partir das 10h00.

 

Todas as atividades são abertas ao público e de entrada livre. Já para os interessados em participar, é necessária uma inscrição online (link disponível aqui). O curso tem o custo de 35€.

 

O Festival Internacional de Capoeira tem como objetivo apresentar a capoeira nos seus mais variados aspetos – luta, dança, arte, musicalidade, tradição, educação e filosofia de vida -, graduar os alunos desta prática, promover o intercâmbio entre diferentes grupos de capoeira para troca de conhecimentos e desenvolvimento das técnicas associadas à prática da modalidade e, finalmente, proporcionar aos alunos a possibilidade de verem reconhecidos os seus talentos.

 

O Centro Cultural Capoeira Batuqueiro, a entidade organizadora deste festival, surgiu em 2012 pelo Mestre Marcha Lenta que conta com uma representação em 4 nações: Brasil, Espanha, Alemanha e Portugal. Em Portugal existem dois pólos – em Viana do Castelo e em Monção – orientados pelos Graduados Scooby-Doo (Bruno Cerqueira) e Lubreu, que contam ainda com o apoio do Graduado Bailarino. O grupo de Viana do Castelo é composto por 32 alunos com duas turmas, de crianças e adultos, com idades entre os 4 e os 43 anos.

O Estação Viana Shopping convida todos os seus visitantes a assistir e participar no 2º Festival Internacional de Capoeira de 26 a 28 de outubro, numa iniciativa que celebra a arte da Capoeira com muitos workshops, rodas de dança e ainda uma cerimónia de baptismo.