“Sombra”, do realizador Bruno Gascon, conta a história de uma mãe, Isabel, que vive e luta na esperança de encontrar o filho, Pedro, de 11 anos, desaparecido em 1998. O filme segue a história desta mulher e da sua família ao longo de quatro anos diferentes: 1998, 2004, 2011 e 2013.

Com estreia no Festival de Cinema Barcelona – Sant Jordi, o filme recebeu dois prémios: o de melhor obra, atribuído pela Associação Catalã de Críticos, e o “Filme-História”, destinado ao “melhor filme pelos seus valores históricos”.

Ana Moreira é a protagonista, mas o elenco conta com nomes com Vítor Norte, Lúcia Moniz, Sara Sampaio, José Raposo, Ana Bustorff, Miguel Borges e Joana Ribeiro.

As filmagens iniciaram-se no final de 2019, em vários locais do concelho de Viana do Castelo, contando com o apoio da Câmara Municipal e da Viana Film Commission, assim como da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP, Pic Portugal e outros parceiros. Produzido pela Caracol Studios, será distribuído em Portugal pela NOS Audiovisuais, estando a distribuição internacional a cargo da WIDE. ‘Sombra’ estreia a 22 de outubro.