GAF recebe título honorífico e apresenta novo projeto

O Gabinete de APOIO à Família (GAF) esteve em destaque esta segunda-feira por dois motivos. Deu a conhecer o projeto “Saberes e Sabores”, da Missão Continente, e recebeu o título de instituição de mérito, na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Assim, no âmbito da Missão de Continente, a Comunidade de Inserção (CI) do GAF, – que acolhe cerca de 30 utentes, 12 dos quais em regime de alojamento -, foi uma das 12 instituições, entre 173 candidatos, que recebeu apoio no âmbito social, relacionados com o tema Alimentação, nas áreas saudável, desperdício alimentar e inclusão social.

Permitirá requalificar o espaço exterior da CI, situado nas traseiras do imóvel onde, desde há cerca de oito anos, está instalada uma pequena horta e estufa de produção biológica.
O donativo da Missão Continente, no âmbito do projeto Saberes e Sabores, foi de 15 250 euros e permitirá melhorar o espaço, em termos de produção hortícola e na beneficiação da zona contígua, que permite a confeção (cozinha e churrasqueira) e o consumo de refeições (mobiliário exterior) numa zona ao ar livre. Uma área onde também estão previstos workshops sobre alimentação saudável.

O local pretende ser, conforme foi enfatizado, um espaço de desenvolvimento de competências, sustentabilidade, pedagogia e saúde. Além da sua melhoria e da contribuição para hábitos saudáveis de alimentação, visa capacitar os utentes da CI para a reintegração socioprofissional e proporcionar formação prática em contexto simulado de trabalho.

O espaço será dinamizado na sequência de uma parceria com a Despertar – Formação e Psicologia, coordenado por esta e envolvendo os seus formandos e utentes da CI do GAF.
Na entrega do Continente, marcaram presença muitos utentes da CI e do Despertar, responsável da Sonae e diretor a loja Continente, César Moreira; Patrícia Labandeiro, da Despertar; Leandra Rodrigues, coordenadora do GAF; e José Miguelote Monteiro, da Direção do GAF, entre outros.

TÍTULO HONORÍFICO

Numa cerimónia que decorreu ao final da tarde de segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o GAF recebeu o título honorífico de Instituição de Mérito.
Fundada em maio de 1994 pela Ordem dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo, e, segundo referiu, na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, foi o marco mais relevante no Ano Internacional da Família.

Na proposta de atribuição, são destacadas “as preocupações de intervenção social, patentes no objetivo que orientou a criação da GAF, aliando-se, desde a sua génese, a um trabalho em parceria com diversas entidades que, direta ou indiretamente, prestam serviços de cariz social”.

O padre Carlos Gonçalves, presidente do GAF, sem grandes formalismos, mostrou a sua satisfação por este reconhecimento, destacando que o atual presidente da Câmara tem sido o grande apoiante da atividade da instituição.

Nesse sentido, realçou a intervenção diversificada e multicultural do GAF, dos seus 36 técnicos superiors e outros 56 colaboradores, dos voluntários, incluindo a Direção e da gestão em prol da comunidade e mão economicista.

O GAF foi a primeira instituição do país a ter uma Casa Abrigo, no âmbito da prevenção da violência doméstica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.