O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) desenvolveu, na passada semana de 08 a 14 de fevereiro, um conjunto de operações no distrito, com base na prevenção e sensibilização da população.

No total foram feitas oito ações, no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, sensibilizando, assim, 45 idosos; cinco no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 39 comerciantes; quatro no âmbito do programa “Internet Segura”, sendo sensibilizadas no total, 36 crianças.

Paralelamente, durante esse período foram feitas quatro detenções em flagrante, sendo duas delas por condução sob efeito do álcool. Duas viaturas foram apreendidas, assim como uma arma de caça, um cofre e 23 550 euros em numerário.

No trânsito foram detetadas 201 infrações, destacando-se, entre elas, 44 por excesso de velocidade, 32 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e dois por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

De 08 a 14 de fevereiro ocorreram 32 acidentes,  com seis feridos leves. No que toca à fiscalização geral, foram elaborados 37 os autos de contraordenação: 25 no âmbito do policiamento geral, sete no âmbito da legislação fiscal e aduaneira e cinco no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.