O modelo de descontos nas portagens vai abranger a A29, que liga Viana do Castelo ao Porto. A informação foi avançada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A redução, que entrará “em breve”, prevê descontos de quantidade e de dias específicos, nomeadamente ao fim de semana, garantia a ministra na discussão do Orçamento de Estado, hoje na Assembleia da República.

“A ideia é trabalharmos num modelo de desconto de portagens para o interior e, também, para a Via do Infante [A22] e para a A28”, informava Ana Abrunhosa. A ministra adiantou ainda que pretendem um “regime mais simples e claro para os cidadãos, com menores custos para os que habitam no interior e para os que o visitam, garantindo maior utilização das infraestruturas já construídas e uma redução da sinistralidade rodoviária”.

“Temos que assegurar que o interior é capaz de atrair e fixar pessoas”, especificava a ministra. Adiantando que o programa pretende criar redes locais e regionais de apoios financeiros aos trabalhadores que optem pelo interior. E ainda comparticipar custos associados às suas viagens profissionais, subsidiar a formação e reconversão profissional de trabalhadores da zona interior do país (ou dos que para aí pretendam mudar-se) para elevar o nível de qualificações.