Gripe e covid-19 podem originar uma “tempestade perfeita”

Os especialistas de saúde estão preocupados com uma possível junção de casos de gripe e de covid-19. Há quem fale de “tempestade perfeita”, pelos efeitos “mais graves” da conjugação destas duas infeções.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia explicou, à TSF, que “há dados que sugerem que indivíduos que tiveram um quadro clínico de infeção gripal e a seguir são infetados com este novo coronavírus tiveram uma doença mais grave, parecendo haver uma espécie de sinergia no sentido em que se gera uma segunda infeção de maior gravidade”.

António Morais adianta que “há o risco de existir uma pressão enorme sobre os serviços de saúde se se juntarem os fenómenos da gripe e da Covid-19, mas também há um conceito de tempestade perfeita no sentido individual, pois quem tem uma infeção gripal pode, se for posteriormente infetado com o coronavírus, ter uma infeção mais grave”.

“Aquilo que pode acontecer é que uma infeção gripal possa gerar uma resposta inflamatória que depois crie uma condição em que alguém que depois contraia o coronavírus esteja mais sensível para uma evolução mais grave da Covid-19”, salienta o representante da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.