Hoje, dia 16 de julho, arrancam as inscrições para o desfile da mordomia, que acontece no próximo dia 16 de agosto. Uma vez mais, as mulheres que queiram integrar o desfile podem fazer a sua inscrição online.

No ano passado participaram mais de 600 mulheres trajadas, naquele que pretende ser uma montra viva do trajar e ourar minhoto.

“Queríamos tornar o processo mais simples e menos burocrático para quem quer participar, e mais fácil para a nossa logística. Com o sucesso que foi, só podíamos manter este modelo de inscrições e até alargá-lo, como já vai acontecer com quem quiser participar no desfile Etnográfico, que também será através da Internet”, explicou António Cruz, presidente da comissão de festas da Romaria d’Agonia.

Apesar da aposta na plataforma ‘online’, o responsável recorda que, dado o volume de inscrições e complexidade da organização, nomeadamente pelos diferentes trajes envolvidos no desfile, todo o processo continua a ter o apoio do Museu do Traje.

“Porque só queremos simplificar e desburocratizar, mantendo todo o rigor que sempre caracterizou este desfile”, acrescentou António Cruz.

O regulamento do Desfile da Mordomia, que se realizou pela primeira vez durante as festas de 1968, recorda tratar-se de um cortejo que com “o passar do tempo tem sofrido grande transformação”, necessitando por isso de “uma melhor e mais fácil organização”, passando a inscrição a ser feita de forma digital, ao mesmo tempo que foram definidas as condições de participação, “honrando sempre o bem trajar e ourar”.

As inscrições para o Desfile da Mordomia de 2019 decorrem entre 16 de julho e 03 de agosto, através do endereço www.inscricoes.vianafestas.com, prevendo o regulamento que só “após análise e verificação de todos os dados inseridos” na candidatura, “incluindo fotografia representativa de rigor no trajar”, é que será remetida ao email do destinatário a confirmação da inscrição, que deverá acompanhar a participante no dia do desfile.

Entre outras regras, na generalidade destinadas a garantir a autenticidade e tradição do desfile, está a exigência de idade mínima de 14 anos para participar, e exclusivamente participantes do sexo feminino. Também está definido que o “uso de unhas pintadas ou de gel e maquilhagem não é permitido” e que as mulheres devem possuir, para desfilar, um dos seguintes trajes regionais vianenses: Traje de Festa da Ribeira; Traje à Vianesa; Traje de Cerimónia / Lavradeira Rica; ou Traje de Mordoma.

O rigor e pormenor de todas as peças do respetivo traje, desde os aventais, às saias, passando pelas meias e chinelas, são também condições obrigatórias para participar no desfile.

Nos trajes permitidos no Desfile da Mordomia deverá usar-se peças da Ourivesaria Popular Portuguesa. “No entanto, não é permitido o uso de brincos, pulseiras e relógios de bolso colocados ao peito”, define ainda o regulamento.

No final deste mês abrem as inscrições para o Cortejo Histórico-Etnográfico, também de forma online.