IPVC e Comité Paralímpico assinam “casamento”

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) assinaram um protocolo de cooperação. A cerimónia decorreu na última sexta-feira, nas instalações dos Serviços Centrais do IPVC e foi assinado pelos presidentes das duas instituições.

Rui Teixeira explicava que “o valor pelo que estamos a lutar é o mesmo”, defendo ainda que “não faz sentido que haja escalonamento de qualquer diferença”. Adiantando que “uma sociedade inclusiva aceita a diferença”.

O protocolo, que foi apelidado de “casamento” pretende “no quadro da divulgação, desenvolvimento e defesa do movimento paralímpico e do desporto em geral”, a prática desportiva como “meio de formação de caráter, de defesa da saúde, do ambiente e de coesão e integração social, mediante a inclusão desta temática nos planos curriculares do IPVC”.

O presidente do Comité Paralímpico frisava que “o movimento paraolímpico tem como propósito a transformação das mentalidades, mas esse objetivo só é conseguido com o contributo de cada um de nós”. José Manuel Lourenço falava da necessidade de se pugnar pela “igualdade no sentido de equidade, que todos tenham as mesmas oportunidades”.

Aquele responsável manifestava que “o protocolo é muito importante porque simboliza o interesse da Academia no desporto paralímpico”.

SANA
O projeto SANA (Sporto Adaptita Naturo Nautika) tem como objetivo promover o desenvolvimento do desporto de natureza para todos. O projeto é liderado a nível nacional pela CIM Alto Minho.

A Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC), em Melgaço, é responsável pela elaboração de um kit pedagógico, que tem como objetivo proporcionar a entidades, empresas, e outros organismos, o conhecimento informado sobre a participação em desportos da pessoa com deficiência.

KIT PEDAGÓGICO
Trata-se de uma ferramenta de apoio que visa, de uma forma simples e prática, contribuir para a inclusão social através de atividades desportivas praticadas em contacto com a natureza.

O instrumento que irá ser apresentado pretende especificamente auxiliar a inclusão no desporto de natureza, de pessoas com deficiência a vários níveis, seja esta motora, sensorial ou inteletual.

Este kit pedagógico irá trabalhar os vários tipos de deficiências, na adaptação a alguns desportos praticados na natureza, nomeadamente, desportos náuticos como o surf, a vela e a canoagem, desportos de montanha como a caminhada e o ciclismo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.