O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu, há dias, o atleta Iuri Leitão, que conquistou recentemente a medalha de prata em Roubaix, França, no Campeonato do Mundo de ciclismo de Pista, na vertente de eliminação.

Na receção ao ciclista, o autarca vianense, Luís Nobre agradeceu a dedicação do atleta e o facto de elevar o nome de Viana do Castelo. O edil abordou a possibilidade de Iuri Leitão ser integrado no programa municipal de apoio aos atletas olímpicos do concelho. Foi ainda discutida a possibilidade de o ciclista santamartense ser um agente divulgador da candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto em 2023.

Depois do quarto lugar em omnium, no mesmo campeonato, a 24 de outubro Iuri Leitão foi o segundo mais rápido, sendo batido somente pelo italiano Élia Viviani, enquanto o bronze coube ao russo Sergei Rostovtsev.

Natural de Santa Marta de Portuzelo, Iúri Leitão, de 23 anos, tem vindo a somar medalhas. No início de outubro o atleta vianense tinha também conquistado o título de vice-campeão europeu de pontos obtido nos Europeus de pista, em Grenchen, Suíça. Juntamente com Rui Oliveira, na mesma prova conquistou ainda a medalha de bronze no Madison.