A recriação de uma janela da Ribeira deu a vitória à loja Dona Cegonha, na rua Mateus Barbosa, no concurso de montras promovido pela Associação Empresarial de Viana do Castelo.

“A festa da Senhora d’Agonia acaba por ser a festa da Ribeira e a nossa montra retrata uma janela da Ribeira”, dizia Sónia Barbosa.

A janela, o andor da Senhora d’ Agonia, duas colchas e um tapete de sal, com serrim e flores são os elementos presentes na montra daquela loja de roupa para crianças.

“Já costumámos participar nos concursos, mas fazemos montras ao longo do ano, porque estas são os cartões de visita da nossa casa”, contava a responsável da Dona Cegonha.

“É importante termos montras bonitas para convidarmos os clientes a entrar”, sublinhava. Adiantando que “esta montra é muito especial. É da Senhora d’Agonia e é dedicada à minha avó, que faleceu há pouco tempo”.

O segundo lugar foi para a montra da pastelaria Princesa do Lima. Alexandrina Rodrigues dizia que era o primeiro ano que concorria, mas anualmente embeleza a montra do espaço. “A Agonia é especial porque tenho uma certa chieira em preparar a montra para dar o meu melhor”, frisava.

Este ano a escolha recaiu na recriação do cartaz da romaria, uma pintura da afilhada Rita e pelo amigo Márcio. “Fizemos a pintura do cartaz, porque achámos que era o ideal”, refere. Acrescentando que “estou feliz por este segundo lugar”.

Em terceiro lugar ficou a montra da Adorn e a Sapataria Carneiro recebeu uma Menção Honrosa.

Este ano participaram 34 espaços comerciais no concurso, que foi promovido pela AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, em colaboração com a VianaFestas, com o intuito de dinamizar o comércio tradicional, tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo.

As montras a concurso podem ser vistas até ao dia 21 de agosto de 2022.