Caminha aderiu à iniciativa Jornadas Europeias do Património 2020 e proporciona visitas guiadas ao centro histórico.

Amanhã, sábado, às 11h, o Museu Municipal associa-se às Jornadas Europeias do Património e organiza um percurso pela zona mais central do concelho de Caminha. A concentração está marcada para as 11h, junto à Torre do Relógio, e a visita guiada “Caminha com História” dá a conhecer a história da vila de Caminha, desde a sua fundação aos nossos dias, apresentando in loco, as marcas da sua evolução histórica.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

Esta iniciativa visa promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, a organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.