O autarca socialista de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu a medalha de homenagem do município do Rio de Janeiro, no Brasil. A medalha Albert Sabin foi entregue ao autarca vianense pelas mãos da vereadora da Prefeitura, Teresa Bergher.

A homenagem aconteceu durante a cerimónia de comemoração dos 95 anos da Casa do Minho do Rio de Janeiro. Teresa Bergher homenageou também a Casa do Minho, o autarca de Viana do Castelo e ainda a Fundação Santoinho.

O presidente da Câmara Municipal foi o orador convidado da sessão comemorativa que contou com a presença do Cônsul de Portugal, da Deputada Estadual, do presidente do Real Gabinete de Leitura do Rio, do presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, e outros presidentes de associações portuguesas no Rio de Janeiro.

Recorde-se que, em agosto passado, o autarca vianense e a vereadora da Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram o acordo de geminação entre Viana do Castelo e o Rio de Janeiro, numa aposta em intercâmbios em diversos sectores, designadamente no turismo.

O acordo de geminação nasceu da vontade de várias instituições para que haja uma relação direta entre as duas cidades. Esta “representação social no país irmão”, como classificou o autarca, permitirá relacionamentos culturais, económicos e a construção de uma relação mais forte entre cidades e instituições.

O acordo tem em conta os laços de amizade existentes entre as duas cidades e, de forma a ampliar estes laços, decidiram geminar-se para promover projetos de intercâmbio cultural, artístico, musical, desportivo e turístico com vista a desenvolver o conhecimento recíproco das suas atividades que aproximarão os cidadãos.