O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, recebeu cerca sessenta alunos de Erasmus que ingressaram no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Na sessão, o autarca deu as boas vindas aos estudantes, desejando felicidades nos estudos e desafiando-os a conhecerem Viana do Castelo.

A sessão trouxe ao Salão Nobre da Câmara Municipal os alunos que ingressaram no Instituto Politécnico de Viana do Castelo este ano letivo. Ao todo, são cerca de 60 estudantes em mobilidade e estudantes internacionais, vindos de países como Itália, Polónia, Lituânia, Espanha, Eslovénia, República Checa, Alemanha, França, Letónia, Turquia e Áustria e estudantes do oriundos do Brasil.

No seu discurso, José Maria Costa deu pela primeira vez as boas vindas aos alunos e desafiou-os a observarem as potencialidades turísticas, sociais e económicas do concelho e darem a conhece-las nos seus países.

O regime Erasmus é um programa de apoio inter-universitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior que permitir a alunos estudar noutro país pelo período de tempo entre três a doze meses. O objetivo do Programa é encorajar e apoio a mobilidade académica e deve o seu nome ao filósofo holandês Erasmus de Roterdam, que viveu e trabalhou em vários locais da Europa para expandir o seu conhecimento e cuja sigla significa também European Region Action Scheme for the Mobility of University Students.