Bronze medalist Jorge Fonseca of Portugal poses for photos with his medal during the awarding ceremony for the men's -100kg Judo match of the 2020 Summer Olympics in Tokyo, Japan, Thursday, July 29, 2021. (AP Photo/Vincent Thian) Tokyo Olympics Judo

O judoca Jorge Fonseca conquistou a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para Portugal vai trazer a medalha bronze, alcançada na categoria de -100 quilos do torneio de judo.

No combate que determinava o terceiro lugar, o judoca português venceu o canadiano Shady Elnahas, num combate renhido que Jorge Fonseca geriu nos instantes finais no limite de ser desclassificado por penalizações.

“Trabalhei para o ouro, consegui o bronze. Não correu como queria, agora é trabalhar para conquistar o ouro em Paris. Trabalho para o ouro, não para o bronze, vou continuar a trabalhar porque quero ser o melhor do desporto nacional”, disse o atleta, à RTP, no final do combate.

Esta é a terceira medalha olímpica para o judo nacional depois dos bronzes conquistados por Nuno Delgado e Telma Monteiro nos Jogos de Sidnei, em 2000, e Telma Monteiro no Rio de Janeiro, em 2016.